quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O DISCÍPULO E O LAR CRISTÃO

LIÇÃO 2 - O DISCÍPULO E O LAR CRISTÃO

A família foi uma instituição criada por Deus, cuja finalidade é proporcionar os meios para que o homem cumpra os propósitos divinos destinados a ele.

INTRODUÇÃO
Como já vimos, o discípulo deve refletir a sua luz como filho de Deus. O lugar em que isto necessita ocorrer é no lar. Geralmente, é no lar onde encontramos as maiores dificuldades para demonstrarmos nosso caráter cristão. Davi assim se expressou: “ Andarei em minha casa com coração sincero ” (
Sl 101:2b). Objetivo do cristão é viver dentro do lar de forma a demonstrar a sua nova vida em Cristo.

I. O QUE É O LAR
Podemos formular vários conceitos sobre o lar. Certa revista de Londres fez uma pesquisa entre seus leitores sobre sua concepção do lar.Das oitocentas respostas, foram selecionadas sete.
“Lar” — Um mundo de contrariedades lançadas fora, e um mundo de amor condensado.
“Lar” — Um lugar onde os pequenos são grandes e os grandes são pequenos.
“Lar” — O reino do pai , o mundo da mãe e o paraíso da criança.
“Lar” — O lugar onde mais murmuramos e o lugar onde nos tratam melhor.
“Lar” — O centro de nossas afeições, em redor do qual circulam os mais insignes anelos do nosso coração.
“Lar” — É o lugar onde o nosso estômago recebe três refeições completas e o nosso coração, milhares.
“Lar” — O único lugar na terra onde as faltas de humildade são ocultas sob o doce manto da caridade. ( Tesouro de Ilustrações ).
Para que se tenha um lar, não é necessário apenas várias pessoas vivendo sob o mesmo teto, precisa existir um objetivo comum.
Deus nunca desejou que o homem vivesse sozinho. Por isso, o próprio Deus assim falou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.(
Gn. 2: 18 – NVI ). Assim, Deus preparou para o homem uma companheira. A fim de ter a mulher a seu lado, Adão sacrificou uma parte de si, simbolizada pela costela. Isto é uma demonstração que no casamento um deveria doar-se ao outro. O Senhor os une: “Assim não serão mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” ( Mt. 19:6 ). Desta forma, observamos a vontade divina que ressalta a santidade do casamento.

1. A família, a base do lar.

A família constitui-se na primeira instituição colocada por Deus na terra.Ele desejava que o ser humano vivesse neste agrupamento social onde compartilharia suas experiências e onde obteria consolo. Se Deus não quisesse que o homem convivesse em família, poderia fazê-lo de outro modo.

Este é o plano de Deus para a família:
lares reunidos para louvar a Deus e seguir a orientação divina. Entretanto, o que temos presenciado é uma ação avassaladora contra a família, promovida pelo diabo. Todos valores necessários à sobrevivência da família são ridicularizados a começar pelo casamento. Bem no início da história humana, vemos o pecado entrando por meio do primeiro casal e atingindo seus filhos. Isto exemplifica o problema maior da família a ação satânica com o fim de destruí-la. De outro lado, verificamos a ação externa ou seja, os modelos de fora, hábitos, comportamentos contrários à palavra de Deus que penetram no lar.Foi o que aconteceu com Diná, filha de Jacó. A Bíblia registra que ela “saiu para conhecer as mulheres daquela terra” ( Gn.34:1 ). Os costumes dessa gente a atraiu e, por isso contribuiu para sua infelicidade. .

Através da Bíblia, verificamos que o Senhor sempre se preocupou com a família. Vejamos alguns exemplos:
Deus providenciando salvação a Noé e sua família;

Deus se preocupando com “todas as famílias da terra”;
Deus intervindo na vida de Moisés para salvá-lo da morte;
Deus agindo na família de Jacó para que , através de José, tivesse os meios necessários a sua subsistência.
O Decálogo e outras leis foram criadas com o fim de proteger a família.
Além disso, muitas cerimônias foram ordenadas com a finalidade de envolver a família e ela pudesse compreender o significado delas. Na realização da Páscoa bíblica, os hebreus deveriam “separar um cordeiro ou um cabrito, para sua família, um para cada casa” conforme
Êx.12:3b- NVI..
Josué, sucessor de Moisés, compreendeu o perigo que rondava o povo de Deus naquele tempo. Os ídolos ameaçavam acabar com o culto divino. A solução para o problema estava na família. Josué então convocou o povo e disse: “Escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam d´além do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais” (
Js. 24:15).Antes, porém que o povo manifestasse sua decisão, Josué afirmou categoricamente que ele e sua família serviriam ao Senhor. Ele foi um exemplo de líder que soube tomar uma atitude para salvar Israel e isso só seria possível fortalecendo a família através do culto a Deus

II O LAR COMO EXTENSÂO DA IGREJA .
1.O que significa o vocábulo Igreja?Igreja é uma palavra que se origina do termo grego ekklesia, significando “os chamados para fora”, ou seja, um grupo de pessoas tiradas para fora de algo. O termo pode também pode referir-se a uma congregação como em
At.13:1 ou ao conjunto de crentes da terra; Ef.5:32. A palavra ekklesia aparece 115 vezes no Novo Testamento. Fazemos parte de uma igreja local e da igreja universal, entretanto, o significado de igreja é mais profundo: ela é o corpo de Cristo e Ele é a cabeça da igreja. Esta relação de Cristo com sua igreja exprime a união: o corpo que funciona como um todo, obedecendo a Jesus e fazendo Sua obra. Na Grécia antiga, constituía as pessoas escolhidas por direito de cidadania para deliberar sobre questões públicas.
Os salvos foram escolhidos para integrar-se a este povo especial denominado igreja. Jesus disse:

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda” (Jo.15:16).
A igreja é constituída por famílias. Famílias equilibradas contribuem para a formação de uma igreja forte e saudável. A igreja também é o reflexo da família, sendo a igreja um fator importante a fim de fortalecer a vida em família.

O lar é uma extensão da igreja:
Não pode haver separação entre o lar e a igreja; adora-se a Deus na igreja e esta deve continuar no lar. Os princípios bíblicos aprendidos na igreja devem ser desenvolvidos no seio do lar. Deve haver uma estreita cooperação entre o lar e a igreja .

A questão que se propõe é a seguinte:
Como o lar deve empenhar-se para auxiliar a igreja?

Em primeiro lugar, a família deve ser estimulada a freqüentar a igreja. O salmista Davi assim pronunciou; “Alegrei-me quando me disseram; Vamos à casa do Senhor” (Sl.122:1).. Em outra ocasião, ele se referiu da seguinte forma: “se eu me esquecer de ti ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza”. (Sl.137:5)

Em segundo lugar, a criança desde a mais tenra infância necessita ir à igreja: a infância é a época ideal para se dar os primeiros passos nas coisas espirituais. A Bíblia assegura: “ Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, até, quando envelhecer, não se desviará dele” ( Pv.22: 6 ). Se a oportunidade da infância for perdida, mais tarde lamentaremos e Deus exigirá de nós. Façamos como Ana, que bem cedo levou o seu filho à casa do Senhor: “E ele adorou ali ao Senhor.” ( I Sm. 1:28b ).

Em terceiro lugar, toda a família deve ir junta ao templo:
os filhos não devem ir sozinhos à igreja, mas devidamente acompanhados dos seus respectivos pais. Uma família que adora unida torna-se uma bênção. Na Bíblia fala-se da família de Hemã composta de catorze filhos e três filhas: “Todos estes estavam ao lado de seu pai para o canto da Casa do Senhor, com saltérios, e alaúdes e harpas” ( I Cr. 25:5 ).
Finalmente, não é conveniente que se façam comentários negativos aos líderes de trabalho da igreja, pois desta forma estaremos desestimulando a família a participar dos trabalhos da igreja.

III. A VIDA CRISTÃ NO LAR
1.O que é vida cristã? Viver de forma cristã não é fácil. O discípulo assumiu um compromisso com seu Mestre para viver de forma a agradá-lo e para tal necessita renunciar a muitas coisas. “Um homem perguntou a Moody: — Como explica o senhor o fato de que Maomé começou o seu trabalho 600 anos depois de Cristo e já agora existem mais maometanos do que cristãos?Moody respondeu: — Um homem pode ser discípulo de Maomé sem ter que negar-se, sem ter de levar nenhuma cruz. Pode viver no pecado mais negro e imundo. Se um homem, porém, quer ser discípulo de nosso Senhor Jesus Cristo, deve deixar o mundo, tomar sua cruz e seguir ao Senhor.”
Muitos querem aderir a um cristianismo sem cruz, sem renúncia, ou seja um caminho largo através do qual possam realizar todas suas vontades. O próprio Jesus renunciou a muitas coisas.A Bíblia menciona acerca de Jesus: “mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo o nome ”,
FL. 2 :7-9. É bom ressaltar que o cristianismo impõe não somente renúncias como também coisa a fazer. A alegria do cristão compensa tudo.
O discípulo verdadeiro que deseja seguir a Cristo não recua porque tem de renunciar algo,como o Mestre falou:”E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo” (
Lc.14:27 ).Assim, dentro do lar precisamos renunciar a nós próprios, sabermos ceder e não dar lugar ao egoísmo.
A vida cristã é comparada a uma corrida em
Fl. 3:13-14. O atleta não pode ficar olhando para trás,pois perderia seu prêmio:ele precisaria concentrar-se, reunir todas as suas forças a fim de chegar ao seu destino.Assim é o discípulo: não ficar fixando-se em problemas

2.Como viver a vida cristã no lar. Agora, o desejo do discípulo deve ser a salvação da família. O Senhor prometeu: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa” At.16:31.O pai deve interessar-se pela salvação de seus filhos.Sem imposição, pelo seu exemplo e paciência, os filhos perceberão a fé do pai.Deus agradou-se de Abraão, porque ele ordenaria seus filhos para que seguissem os caminhos do Senhor. Abraão compreendeu que muitas bênçãos estavam destinadas a sua posteridade e estas bênçãos não viriam se seus filhos não cultuassem a Deus, conforme Gn. 18:19.

No lar, o pai deve ser justo em suas ações e entender a importância do seu exemplo:
ele é o espelho em que os filhos vão mirar-se.A Bíblia mostra os fatos acerca de Jacó. Este enganou seu pai e, conseqüentemente mais tarde, os filhos de Jacó o enganaram, afirmando que José estava morto. Depois de muito sofrimento, Jacó deve ter ficado abalado ao saber que seus filhos o enganaram, como ele próprio, fizera com seu pai no passado, conforme Gn.37:31-32. Todos os relacionamentos devem ser baseados na verdade, para que o filho tenha confiança no pai. Assim, será mais fácil ensinar no lar sobre o amoroso Pai, Deus.
Na Roma antiga, o menino, quando crescido, tornava-se o companheiro do pai, ao contrário dos gregos que eram entregues ao cuidados de um escravo ou pedagogo. O filho ao lado do pai, aprenderia as virtudes deste. É necessário, pois, gastar tempo, investir na família.
O pai precisa orar por seus filhos. Jó continuamente suplicava a Deus por seus filhos: “Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava:”Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó” (
Jó 1:5 –NVI ).
A adoração deve ser exercida no lar: os pais não podem deixar a instrução bíblica aos cuidados apenas da igreja, pois a primeiro dever é dos pais; a igreja complementa o ensino do lar e possui a primeira obrigação com as crianças cujos pais não são crentes.
O culto doméstico é de grande importância para a família. É o momento em que pais e filhos se reunirão e juntos cultuarão a Deus. Deve ser escolhido o melhor horário e não precisa ser de longa duração. No programa, há o período de cânticos, de leitura bíblica e de oração. O importante é que todos participem.Pode-se dar oportunidade a uma criança cantar,orar ( e devemos fazê-lo ) e permitir também que os adolescentes o façam. Mais tarde, outros assuntos poderão ser incluídos como intercessões pela igreja e período missionário. As necessidades da família são apresentadas em oração e, quando forem respondidas, a fé de todos é estimulada. Havendo visitas, o culto doméstico deve ser realizado do mesmo modo: o recém-chegado é convidado a participar da reunião familiar. O culto doméstico deixa uma forte impressão, ao ouvir-se um pai ou mãe orando pelos filhos, isso jamais será esquecido pela família nem na eternidade. João Paton, missionário, enviado aos antropófagos relembrava o culto doméstico e mencionava que seu momento preferido era quando o pai mencionava o nome do filho em oração.
A mãe também é de importância fundamental no lar. A Bíblia menciona duas mulheres que exerceram grande influência na vida de Timóteo: a avó Lóide e a mãe Eunice que não se descuidaram, mas souberam incutir a fé real nele: “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (
2 Tim1:5 ). A mulher cristã é uma bênção para seu lar, pois” do Senhor vem a mulher prudente”, Pv.19:14.
Já mencionamos que devemos ser como luz. O mesmo se aplica à mulher cristã.. Nos tempos bíblicos, existiam lâmpadas que eram acesas, através do azeite.Pelo fato de as lâmpadas ficarem sempre acesas, havia sempre no ambiente um ambiente agradável. Conforme
Pv. 31:18, cabia à mulher manter acesa a lâmpada acesa. Assim, dentro do lar com suas ações, a mulher mostra que é serva de Deus.Procura dar o melhor de si, sabendo que não é pelo muito falar, mas pela sua conduta que poderá ganhar a família para Cristo,conforme 1 Pd.3:1c:”Pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra”
O filho cujos pais não são crentes deve honrá-los. A Bíblia ordena e
Ef.6:1-2: “Vós, filhos sede obedientes a vossos pais no Senhor,porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.Se o filho almeja conduzir seus pais a Cristo, primeiro precisa conquistá-los: o comportamento deve ser modificado. Na vida do cristão existem duas palavras importantes: antes e depois. Anteriormente, o filho podia ser insubmisso, agora deve agradar aos pais, mostrando interesse por eles e respeitar suas determinações como, por exemplo, seguir os horários prescritos . Desta forma, será mais fácil os pais aceitarem um convite para participar do culto.
Sobretudo o discípulo precisa cultivar uma vida de oração e leitura da Bíblia. Assim, estará agradecendo a Deus por suas bênçãos, pedindo orientação através de sua Palavra.

Conclusão.
Que maravilha será quando no lar eterno, encontrarmos nossa família! É bom trabalharmos para Jesus, porém não podemos esquecer de nossa família pois ela está incluída no plano divino.
O Dr. DeHaan,criador da “Radio Bible class”, comentou: “Ir a Cristo,não nos custa nada; seguir a Cristo, nos custará alguma coisa; mas servir a Cristo, nos custará tudo”.
As palavras acima também referem-se ao empenho que cada um deve ter em relação a sua família.

Um comentário: